terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O Pequeno Grande Quebra Nozes na Fábrica das Histórias

O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratões, E.T.A. Hoffmann

“O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratões” é um conto maravilhoso escrito por Ernst Theodor Amadeus Hoffmann.
Hoffmann nasceu em 1776, na cidade de Konigsberg, conhecida pelos seus campanários e relógios, e foi um viajante incansável, escritor, compositor, diretor de orquestra, professor e advogado.
O conto, escrito em 1816 e recheado de personagens que Hoffmann foi buscar ao quarto de brinquedos dos filhos do seu grande amigo Hitzig, a quem o dedicou. Embora tenha sido classificado como um conto infantil, talvez porque repleto de brinquedos, ratinhos e ratões, um deles com sete cabeças como se saído de um conto de fadas, não pactua com uma linguagem simples e, sendo simultaneamente misterioso, poético e fantástico, nele não encontramos o mais pequeno papel redutor da lição de moral, tantas vezes assumido por quem escreve para crianças.
Dentro do imaginário romântico e da literatura fantástica, e encontrando-se nas suas palavras uma grande musicalidade, Tchaikovsky não resistiu e adaptou-o para uma peça de ballet, criando a partir dele uma preciosa obra musical que estreou em Dezembro de 1892 no teatro de Maryinski em São Petersburgo.
A partir de então “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratões” passou a ser considerado também um dos mais belos contos de Natal.


Ana Meireles



















































Marionetas, Olga Neves
Texto, Ana Meireles
Fotografia, Olga Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário