sábado, 30 de novembro de 2013

O Lago dos Cisnes - The Swan Lake na Fábrica das Histórias




 Lago dos Cisnes, obra dramática da autoria de Tchaikovsky encomendada para o teatro de Bolshoi, estreou em 1877. Inicialmente foi um fracasso pela má interpretação dos bailarinos e orquestra mais tarde acabou por se tornar numa das obras mais vistas e aplaudidas a nível mundial.





Exposição "Contos Por Um Fio", em exposição na Fábrica das Histórias em Torres Vedras.



Cisne Negro e Príncipe 




Cisne Branco, Feiticeiro e Rainha








Cisne Branco







 Cisne Negro e Príncipe 









Cisne Negro 








Feiticeiro



O Lago dos Cisnes 

Era uma vez um príncipe imprudente como só os príncipes o podem ser. Vivia no seu reino, sem preocupações nem responsabilidades, uma vida cheia de aventuras com os seus amigos.
Um dia viu passar, perto do castelo onde morava, um grupo de cisnes e, encantado pela beleza das aves, resolveu caçá-las, mas depressa descobriu que os cisnes eram jovens mulheres que, amaldiçoadas por um velho feiticeiro, se transformavam em cisnes durante o dia para retomarem a sua forma humana quando chegava a noite.
Mesmo assim, imprudente e descuidado como era, o príncipe apaixonou-se por uma dessas mulheres, a Cisne Branco, embora tivesse ficado inconsolável por saber que nunca poderia desfrutar desse amor.
Mas a Cisne Branco, que também se enamorara desse belo e imprudente príncipe, disse-lhe que lhe seria possível recuperar a aparência humana assim houvesse um homem que a amasse verdadeiramente.
O príncipe jurou-lhe então, no meio de grande contentamento, que seria ele a quebrar o feitiço.
 Sem demoras decidiu assim organizar um baile para oficializar o seu amor pela Mulher Cisne. E para o baile convidou todos os habitantes do reino a fim de que a conhecessem e o respeitassem pela bela mulher que havia escolhido.
Mas o feiticeiro, sempre atento como todos os feiticeiros, e com o coração cheio de maldade, apareceu no baile sob a forma de um nobre cavalheiro, fazendo-se acompanhar pela sua filha, a Cisne Negro.
O príncipe imprudente, julgando reconhecer na Cisne Negro a sua amada, renovou junto dela os seus votos de amor, e a Cisne Branco, que nesse momento chegou ao Baile, não pode deixar de ouvir essa declaração que a deixou destroçada.
No entanto o príncipe apercebeu-se do erro e correu atrás da Cisne Branco, afirmando a veracidade dos seus sentimentos.
E nesse momento a Cisne Branco e todas as suas amigas ficaram livres da maldição do feiticeiro.


Tchaikovsky

Autora Olga Neves
Fotografia Olga Neves






Sem comentários:

Enviar um comentário